Acessibilidade e Inclusão: estratégias para o acolhimento de Autistas em Equipamentos Socioculturais

R$ 600,00
ou 12 x R$ 50,00
COMPRE JÁ

"Acessibilidade e Inclusão: estratégias para o acolhimento de Autistas em Equipamentos Socioculturais"

Este curso destina-se a gestores de inclusão & diversidade e colaboradores de espaços socioculturais (clubes, teatros, museus, centros culturais e espaços de lazer e esporte) oferecendo estratégias práticas e baseadas em evidências para promover a inclusão de pessoas autistas.

Você aprenderá sobre as características e especificidades do autismo a partir da perspectiva de uma equipe multidisciplinar. O curso também ensina estratégias para adaptar ambientes, capacitar equipes e superar barreiras sensoriais e sociais, criando experiências positivas e acolhedoras. Além disso, será abordado como integrar as famílias no processo e utilizar a arte e a cultura como ferramentas poderosas de pertencimento e inclusão.

Um diferencial importante do curso é a participação na equipe de pessoas autistas e familiares de pessoas autistas que ajudaram em todo processo de construção do curso além da tradução em libras de todas as aulas.

 

OBJETIVO DO CURSO

Capacitar os participantes com estratégias práticas e conceituais para projetar ambientes e práticas acessíveis e inclusivas para pessoas autistas.

 

CARGA HORÁRIA

5h40m

 

PÚBLICO-ALVO

Gestores e colaboradores de espaços socioculturais: Clubes, teatros, cinemas, museus, centros de lazer e de esportes, espaços culturais, parques, entre outros.

 

ON ONLINE E ASSÍNCRONO

12 Meses de acesso

 

CERTIFICADO

Será emitido certificado de participação.

 

ORGANIZADORA DO CURSO

Dra. Daniela Bordini

Coordenadora do TEAMM.

Psiquiatra da infância, adolescência e vida adulta.

Doutora em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

 

PROGRAMA

Aula 1: O que os ambientes socioculturais precisam saber sobre o autismo?
Duração: 45m
Professora: Dra. Daniela Bordini (Psiquiatra da Infância, adolescência e vida adulta, Coordenadora do TEAMM)
 
Aula 2: Terapia Ocupacional e alterações sensoriais no TEA
Duração: 60m
Professora: Dinara Souza (Terapeuta Ocupacional)
 
Aula 3: Acessibilidade comunicacional nos ambientes socioculturais para pessoas autistas
Duração: 40m
Professora: Professora Dra. Natalia Freitas Rossi (Fonoaudióloga)
 
Aula 4: Acolhimento de autistas em ambientes socioculturais
Duração: 45m
Professora: Ana Cláudia Moya (Psicóloga)
 
Aula 5: Noções de Procedimentos para Acessibilidade ao Público TEA em Contextos de Dispositivos Sociais
Duração: 60m
Professoras: Graziella Santos de Aguiar (Arquiteta)

Aula 6: Soluções Inclusivas: Preparando Equipes e Espaços para Autistas
Duração: 30m
Professora: Graccielle Asevedo (Psiquiatra da Infância e da adolescência, Vice-Coordenadora do TEAMM)

 

Podcast

Inclusão de Autistas em Espaços Culturais: Perspectivas e Estratégias sob as Óticas das Famílias, Pessoas Autistas e Educadores Culturais

Duração: 60m

Participantes: Larissa Trindade, Adriana Flavia Camargo e Godoy, Flávia Najar Gusmão Pacheco, Dida Genofre

 

CORPO DOCENTE

Dra. Daniela Bordini

Coordenadora do TEAMM.

Psiquiatra da infância, adolescência e vida adulta.

Doutora em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

 

Dra. Graccielle Rodrigues da Cunha Asevedo

Vice-Coordenadora do TEAMM

Psiquiatra da infância, adolescência e vida adulta

Doutora em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

 

Dinara Cássia de Souza

Terapeuta Ocupacional

Coordenadora da área de T.O. do TEAMM

 

Ana Cláudia Moya

Psicóloga comportamental

Colaboradora do Núcleo Comportamental do TEAMM

 

Professora Dra. Natalia Freitas Rossi

Professora do departamento de Fonoaudiologia da UNIFESP

Colaboradora do TEAMM

 

Graziella Santos de Aguiar

Mestre em Arquitetura, Design e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo.
Membro da ANFA (Academy of Neuroscience for Architecture)
Membro Neuroarq (Academia Brasileira de Neurociencias para Arquitetura.
Autora do livro Arquitetura para a Mente

 

Larissa Gabriele Trindade de Souza

Multiartista

Orientadora socioeducativa

Produtora de acessibilidade

 

Dida Genofre

Autista, arte educadora e multiartista periférica

 

Adriana Flavia Camargo e Godoy

Mãe atípica e musicista profissional

 

Flávia Najar Gusmão Pacheco

Mãe atípica, empreendedora, diretora da ONG

 

Milena Silva dos Santos

Intérprete de Libras

 

DESCRIÇÃO DAS AULAS

Aula 1 - O que os ambientes socioculturais precisam saber sobre o autismo?
Professora: Dra. Daniela Bordini

Neste módulo, a coordenadora Dra. Daniela Bordini explica o objetivo geral do curso, como ele foi pensado e construído e os objetivos que pretende alcançar. Ressalta o caráter interdisciplinar da equipe de organizadores, contando com especialistas na área de autismo, familiares de pessoas autistas e autistas, desde sua concepção até a organização da divulgação, e com o diferencial da tradutora de libras.
Na aula, a professora faz uma introdução ao universo do autismo, a epidemiologia, pormenorizando as características e desafios dos casos classificados como nível 1, 2 e 3 de suporte tanto na infância como na vida adulta e dando uma ideia geral sobre o tratamento e a importância da inclusão de todos nesses ambientes socioculturais almejando uma melhor qualidade de vida e uma sociedade mais inclusiva.
 
Aula 2 - Terapia Ocupacional e Alterações Sensoriais no TEA
Professora: Dinara Cássia de Souza
 
Esta aula tem como objetivo capacitar profissionais de saúde e educação a identificar e intervir nas questões sensoriais de pessoas autistas, promovendo sua inclusão, participação e qualidade de vida em diferentes contextos sociais e culturais.

Ao final da aula, o aluno será capaz de:

• Compreender o funcionamento do processamento sensorial em pessoas autistas.
• Reconhecer os principais tipos de disfunções sensoriais no TEA (hipersensibilidade, hipossensibilidade e busca sensorial) e seus fundamentos.
• Analisar como essas disfunções impactam a participação em ambientes sociais e culturais.
• Mapear barreiras sensoriais em espaços culturais e sociais, identificando estímulos desafiadores como luzes, sons, cheiros, multidões e texturas.
• Identificar estímulos comuns que podem ser desafiadores (luzes, sons, cheiros, multidões, texturas).
 
Aula 3 - Acessibilidade Comunicacional nos Ambientes Socioculturais para Pessoas Autistas
Profesora: Dra. Natalia Freitas Rossi

Nesse módulo, a fonoaudióloga Natalia Freitas Rossi aborda os desafios que pessoas autistas podem apresentar na comunicação social, considerando tanto as possíveis dificuldades inerentes ao espectro do autismo como as barreiras comunicacionais que poderão emergir nos ambientes socioculturais e que, portanto, poderão impactar negativamente na experiência do usuário autista e seus familiares.
Nessa aula, inicialmente a fonoaudióloga introduz os conceitos mais relevantes para um entendimento desse complexo processo que é a comunicação humana, passando pela linguagem e outras habilidades, como as habilidades não verbais (expressão facial, gestos, entonação da fala), necessárias para o uso social da linguagem nos diferentes contextos de comunicação e interação social.
Ao conhecer e dominar os conceitos mais básicos e relevantes que fundamentam o processo de comunicação por meio da linguagem humana, do ponto de vista do emissor (aquele produz a informação) como do receptor (aquele que recebe a informação) e, mediante o que há de conhecimento científico sobre o funcionamento da pessoa autista, você terá a oportunidade de conhecer e/ou ampliar o seu conhecimento sobre estratégias e adaptações que visam reduzir ou prevenir que se estabeleçam barreiras comunicacionais que impactarão negativamente no acesso à informação pelo usuário autista, bem como da sua família.

A aula traz informações e exemplos de ajustes atitudinais e comportamentais, bem como do uso da linguagem por parte dos prestadores de serviço que receberão o autista nos espaços socioculturais. Nessa aula serão apresentadas informações com destaque para a importância da formação de recursos humanos até a necessidade de repensar os ambientes incluindo desde o uso de tecnologia assistiva para minimizar o distanciamento comunicacional, com recursos de previsibilidade de tempo e monitoramento do estado emocional do usuário até a inclusão de estratégias práticas para manipulação de objetos e vivências sensoriais que visam maximizar as oportunidades de ensino-aprendizagem do usuário autista nos contextos socioculturais em que há objetivos pedagógicos previstos como parte da visitação, a exemplos dos museus.
 
Aula 4 - Acolhimento de autistas em ambientes socioculturais
Professora: Ana Cláudia Moya
 
Neste módulo, a psicóloga Ana Claudia Moya explora aspectos fundamentais da psicologia comportamental combinados a práticas baseadas em evidências. A aula oferece ferramentas para compreender o funcionamento do comportamento e planejar intervenções que acolham tanto as pessoas autistas quanto suas famílias, promovendo experiências mais positivas em contextos socioculturais.
Você aprenderá a:

• Antecipar atividades para criar previsibilidade e segurança.
• Engajar crianças e jovens de forma ativa e significativa.
• Prevenir situações potencialmente desafiadoras e lidar com elas de maneira eficaz.
• Implementar estratégias práticas para auxiliar em casos de desregulação emocional ou sensorial.
• Com exemplos práticos e orientações claras, a aula oferece uma abordagem enriquecedora para profissionais interessados em promover inclusão e bem-estar.
 
Aula 5 - Noções de Procedimentos para Acessibilidade ao Público Autista em Contextos de Dispositivos Sociais
Professora: Graziella Santos de Aguiar
 
Esta aula aborda a criação de ambientes arquitetônicos e sociais inclusivos que atendam às necessidades de pessoas autistas e outras condições de neurodivergência. O conteúdo explora conceitos fundamentais de acessibilidade, como zoneamento, setorização e uso de materiais sensoriais adaptados, além de apresentar ferramentas tecnológicas e metodologias de análise para desenvolver espaços acolhedores e seguros.
 
Aula 6 - Soluções Inclusivas: Preparando Equipes e Espaços para Autistas.
Professora: Dra. Graccielle Rodrigues da Cunha Asevedo
 
Nesse módulo, a psiquiatra Graccielle Asevedo oferece orientações para transformar ambientes socioculturais em espaços verdadeiramente inclusivos para pessoas autistas. Combinando estratégias baseadas em evidências com dicas práticas, você aprenderá como preparar equipes, ambientes e recursos para garantir uma experiência acolhedora e respeitosa para todos. Você vai aprender sobre a capitação da equipe para atender às necessidades específicas de pessoas autistas; aspectos de planejamento do ambiente como adaptações sensoriais e arquitetônicas para promover conforto e segurança; recursos inclusivos como mapas sensoriais, narrativas visuais e pranchas de comunicação; particularidades de acessibilidade digital com sugestões de melhorias para websites, garantindo navegação acessível e funcional e dicas práticas organizacionais.
A aula disponibiliza um conteúdo atualizado com as melhores práticas internacionais, com foco em soluções reais e aplicáveis, exemplos práticos e sugestão de materiais complementares.

Objetivo Geral:

Capacitar os participantes com estratégias práticas e conceituais para projetar ambientes acessíveis e inclusivos que promovam o bem-estar de indivíduos neurodivergentes, com foco na interação positiva e confortável em espaços públicos e culturais.

O que o Aluno Aprenderá:

Estratégias Arquitetônicas e de Design

  • Identificar práticas que ampliem a inclusão, como criação de rampas, móveis adaptados e ambientes de refúgio sensorial.
  • Análise de Ambientes Construídos
  • Aplicar ferramentas como mapas sensoriais e modelagem computacional para avaliar e adaptar espaços.
  • Materiais e Interações Sensoriais
  • Classificar materiais por estímulos táteis, visuais, auditivos e olfativos para atender diferentes sensibilidades sensoriais.
  • Uso de Tecnologias Assistivas
  • Implementar sistemas inteligentes e automação, como iluminação ajustável e áudio direcional, para melhorar a experiência do usuário.
  • Práticas de Capacitação e Inclusão
  • Planejar intervenções baseadas em normas de acessibilidade, como as da ABNT, para garantir conforto, segurança e acessibilidade.
  • Exemplos Práticos e Casos de Sucesso
  • Estudar iniciativas inclusivas de instituições como o MASP e o Museu Oscar Niemeyer, aplicando conceitos apresentados na aula.

Esta aula é ideal para arquitetos, designers e gestores de espaços públicos que buscam criar ambientes que respeitem e promovam a diversidade sensorial de seus visitantes.

 

Podcast:

Inclusão de Autistas em Espaços Culturais: Perspectivas e Estratégias sob as Óticas das Famílias, das Pessoas Autistas e Educadores Culturais

Participantes: Larissa Trindade, Flávia Gusmão, Adriana Godoy, Edida Genofre,

Neste módulo, exploraremos, sob a ótica das famílias, das pessoas autistas e dos educadores culturais, os aspectos fundamentais para a inclusão de indivíduos no Espectro Autista em espaços culturais. Abordaremos como os diferentes arranjos familiares influenciam essa dinâmica, destacando o papel da família como mediadora no processo de interação social e cultural.

Além disso, discutiremos os estigmas sociais enfrentados por pessoas autistas, apresentando estratégias práticas para superá-los, como a capacitação de equipes e a construção de uma percepção mais empática e inclusiva.

A aula também trará atitudes facilitadoras que tornam os espaços culturais mais acessíveis, como:

  • Práticas de organização espacial adaptadas.
  • Uso de recursos visuais para comunicação e orientação.
  • Fortalecimento de parcerias com familiares como agentes de inclusão.

Por fim, destacaremos a importância da arte como uma poderosa ferramenta de inclusão e desenvolvimento, promovendo o acesso de pessoas autistas à cultura como forma de expressão, pertencimento social e enriquecimento pessoal.