"Acessibilidade e Inclusão: estratégias para o acolhimento de Autistas em Equipamentos Socioculturais"
Este curso destina-se a gestores de inclusão & diversidade e colaboradores de espaços socioculturais (clubes, teatros, museus, centros culturais e espaços de lazer e esporte) oferecendo estratégias práticas e baseadas em evidências para promover a inclusão de pessoas autistas.
Você aprenderá sobre as características e especificidades do autismo a partir da perspectiva de uma equipe multidisciplinar. O curso também ensina estratégias para adaptar ambientes, capacitar equipes e superar barreiras sensoriais e sociais, criando experiências positivas e acolhedoras. Além disso, será abordado como integrar as famílias no processo e utilizar a arte e a cultura como ferramentas poderosas de pertencimento e inclusão.
Um diferencial importante do curso é a participação na equipe de pessoas autistas e familiares de pessoas autistas que ajudaram em todo processo de construção do curso além da tradução em libras de todas as aulas.
OBJETIVO DO CURSO
Capacitar os participantes com estratégias práticas e conceituais para projetar ambientes e práticas acessíveis e inclusivas para pessoas autistas.
CARGA HORÁRIA
5h40m
PÚBLICO-ALVO
Gestores e colaboradores de espaços socioculturais: Clubes, teatros, cinemas, museus, centros de lazer e de esportes, espaços culturais, parques, entre outros.
ON ONLINE E ASSÍNCRONO
12 Meses de acesso
CERTIFICADO
Será emitido certificado de participação.
ORGANIZADORA DO CURSO
Dra. Daniela Bordini
Coordenadora do TEAMM.
Psiquiatra da infância, adolescência e vida adulta.
Doutora em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
PROGRAMA
Aula 1: O que os ambientes socioculturais precisam saber sobre o autismo?
Duração: 45m
Professora: Dra. Daniela Bordini (Psiquiatra da Infância, adolescência e vida adulta, Coordenadora do TEAMM)
Aula 2: Terapia Ocupacional e alterações sensoriais no TEA
Duração: 60m
Professora: Dinara Souza (Terapeuta Ocupacional)
Aula 3: Acessibilidade comunicacional nos ambientes socioculturais para pessoas autistas
Duração: 40m
Professora: Professora Dra. Natalia Freitas Rossi (Fonoaudióloga)
Aula 4: Acolhimento de autistas em ambientes socioculturais
Duração: 45m
Professora: Ana Cláudia Moya (Psicóloga)
Aula 5: Noções de Procedimentos para Acessibilidade ao Público TEA em Contextos de Dispositivos Sociais
Duração: 60m
Professoras: Graziella Santos de Aguiar (Arquiteta)
Aula 6: Soluções Inclusivas: Preparando Equipes e Espaços para Autistas
Duração: 30m
Professora: Graccielle Asevedo (Psiquiatra da Infância e da adolescência, Vice-Coordenadora do TEAMM)
Podcast
Inclusão de Autistas em Espaços Culturais: Perspectivas e Estratégias sob as Óticas das Famílias, Pessoas Autistas e Educadores Culturais
Duração: 60m
Participantes: Larissa Trindade, Adriana Flavia Camargo e Godoy, Flávia Najar Gusmão Pacheco, Dida Genofre
CORPO DOCENTE
Dra. Daniela Bordini
Coordenadora do TEAMM.
Psiquiatra da infância, adolescência e vida adulta.
Doutora em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Dra. Graccielle Rodrigues da Cunha Asevedo
Vice-Coordenadora do TEAMM
Psiquiatra da infância, adolescência e vida adulta
Doutora em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Dinara Cássia de Souza
Terapeuta Ocupacional
Coordenadora da área de T.O. do TEAMM
Ana Cláudia Moya
Psicóloga comportamental
Colaboradora do Núcleo Comportamental do TEAMM
Professora Dra. Natalia Freitas Rossi
Professora do departamento de Fonoaudiologia da UNIFESP
Colaboradora do TEAMM
Graziella Santos de Aguiar
Mestre em Arquitetura, Design e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo.
Membro da ANFA (Academy of Neuroscience for Architecture)
Membro Neuroarq (Academia Brasileira de Neurociencias para Arquitetura.
Autora do livro Arquitetura para a Mente
Larissa Gabriele Trindade de Souza
Multiartista
Orientadora socioeducativa
Produtora de acessibilidade
Dida Genofre
Autista, arte educadora e multiartista periférica
Adriana Flavia Camargo e Godoy
Mãe atípica e musicista profissional
Flávia Najar Gusmão Pacheco
Mãe atípica, empreendedora, diretora da ONG
Milena Silva dos Santos
Intérprete de Libras
DESCRIÇÃO DAS AULAS
Aula 1 - O que os ambientes socioculturais precisam saber sobre o autismo?
Professora: Dra. Daniela Bordini
Neste módulo, a coordenadora Dra. Daniela Bordini explica o objetivo geral do curso, como ele foi pensado e construído e os objetivos que pretende alcançar. Ressalta o caráter interdisciplinar da equipe de organizadores, contando com especialistas na área de autismo, familiares de pessoas autistas e autistas, desde sua concepção até a organização da divulgação, e com o diferencial da tradutora de libras.
Na aula, a professora faz uma introdução ao universo do autismo, a epidemiologia, pormenorizando as características e desafios dos casos classificados como nível 1, 2 e 3 de suporte tanto na infância como na vida adulta e dando uma ideia geral sobre o tratamento e a importância da inclusão de todos nesses ambientes socioculturais almejando uma melhor qualidade de vida e uma sociedade mais inclusiva.
Aula 2 - Terapia Ocupacional e Alterações Sensoriais no TEA
Professora: Dinara Cássia de Souza
Esta aula tem como objetivo capacitar profissionais de saúde e educação a identificar e intervir nas questões sensoriais de pessoas autistas, promovendo sua inclusão, participação e qualidade de vida em diferentes contextos sociais e culturais.
Ao final da aula, o aluno será capaz de:
• Compreender o funcionamento do processamento sensorial em pessoas autistas.
• Reconhecer os principais tipos de disfunções sensoriais no TEA (hipersensibilidade, hipossensibilidade e busca sensorial) e seus fundamentos.
• Analisar como essas disfunções impactam a participação em ambientes sociais e culturais.
• Mapear barreiras sensoriais em espaços culturais e sociais, identificando estímulos desafiadores como luzes, sons, cheiros, multidões e texturas.
• Identificar estímulos comuns que podem ser desafiadores (luzes, sons, cheiros, multidões, texturas).
Aula 3 - Acessibilidade Comunicacional nos Ambientes Socioculturais para Pessoas Autistas
Profesora: Dra. Natalia Freitas Rossi
Nesse módulo, a fonoaudióloga Natalia Freitas Rossi aborda os desafios que pessoas autistas podem apresentar na comunicação social, considerando tanto as possíveis dificuldades inerentes ao espectro do autismo como as barreiras comunicacionais que poderão emergir nos ambientes socioculturais e que, portanto, poderão impactar negativamente na experiência do usuário autista e seus familiares.
Nessa aula, inicialmente a fonoaudióloga introduz os conceitos mais relevantes para um entendimento desse complexo processo que é a comunicação humana, passando pela linguagem e outras habilidades, como as habilidades não verbais (expressão facial, gestos, entonação da fala), necessárias para o uso social da linguagem nos diferentes contextos de comunicação e interação social.
Ao conhecer e dominar os conceitos mais básicos e relevantes que fundamentam o processo de comunicação por meio da linguagem humana, do ponto de vista do emissor (aquele produz a informação) como do receptor (aquele que recebe a informação) e, mediante o que há de conhecimento científico sobre o funcionamento da pessoa autista, você terá a oportunidade de conhecer e/ou ampliar o seu conhecimento sobre estratégias e adaptações que visam reduzir ou prevenir que se estabeleçam barreiras comunicacionais que impactarão negativamente no acesso à informação pelo usuário autista, bem como da sua família.
A aula traz informações e exemplos de ajustes atitudinais e comportamentais, bem como do uso da linguagem por parte dos prestadores de serviço que receberão o autista nos espaços socioculturais. Nessa aula serão apresentadas informações com destaque para a importância da formação de recursos humanos até a necessidade de repensar os ambientes incluindo desde o uso de tecnologia assistiva para minimizar o distanciamento comunicacional, com recursos de previsibilidade de tempo e monitoramento do estado emocional do usuário até a inclusão de estratégias práticas para manipulação de objetos e vivências sensoriais que visam maximizar as oportunidades de ensino-aprendizagem do usuário autista nos contextos socioculturais em que há objetivos pedagógicos previstos como parte da visitação, a exemplos dos museus.
Aula 4 - Acolhimento de autistas em ambientes socioculturais
Professora: Ana Cláudia Moya
Neste módulo, a psicóloga Ana Claudia Moya explora aspectos fundamentais da psicologia comportamental combinados a práticas baseadas em evidências. A aula oferece ferramentas para compreender o funcionamento do comportamento e planejar intervenções que acolham tanto as pessoas autistas quanto suas famílias, promovendo experiências mais positivas em contextos socioculturais.
Você aprenderá a:
• Antecipar atividades para criar previsibilidade e segurança.
• Engajar crianças e jovens de forma ativa e significativa.
• Prevenir situações potencialmente desafiadoras e lidar com elas de maneira eficaz.
• Implementar estratégias práticas para auxiliar em casos de desregulação emocional ou sensorial.
• Com exemplos práticos e orientações claras, a aula oferece uma abordagem enriquecedora para profissionais interessados em promover inclusão e bem-estar.
Aula 5 - Noções de Procedimentos para Acessibilidade ao Público Autista em Contextos de Dispositivos Sociais
Professora: Graziella Santos de Aguiar
Esta aula aborda a criação de ambientes arquitetônicos e sociais inclusivos que atendam às necessidades de pessoas autistas e outras condições de neurodivergência. O conteúdo explora conceitos fundamentais de acessibilidade, como zoneamento, setorização e uso de materiais sensoriais adaptados, além de apresentar ferramentas tecnológicas e metodologias de análise para desenvolver espaços acolhedores e seguros.
Aula 6 - Soluções Inclusivas: Preparando Equipes e Espaços para Autistas.
Professora: Dra. Graccielle Rodrigues da Cunha Asevedo
Nesse módulo, a psiquiatra Graccielle Asevedo oferece orientações para transformar ambientes socioculturais em espaços verdadeiramente inclusivos para pessoas autistas. Combinando estratégias baseadas em evidências com dicas práticas, você aprenderá como preparar equipes, ambientes e recursos para garantir uma experiência acolhedora e respeitosa para todos. Você vai aprender sobre a capitação da equipe para atender às necessidades específicas de pessoas autistas; aspectos de planejamento do ambiente como adaptações sensoriais e arquitetônicas para promover conforto e segurança; recursos inclusivos como mapas sensoriais, narrativas visuais e pranchas de comunicação; particularidades de acessibilidade digital com sugestões de melhorias para websites, garantindo navegação acessível e funcional e dicas práticas organizacionais.
A aula disponibiliza um conteúdo atualizado com as melhores práticas internacionais, com foco em soluções reais e aplicáveis, exemplos práticos e sugestão de materiais complementares.
Objetivo Geral:
Capacitar os participantes com estratégias práticas e conceituais para projetar ambientes acessíveis e inclusivos que promovam o bem-estar de indivíduos neurodivergentes, com foco na interação positiva e confortável em espaços públicos e culturais.
O que o Aluno Aprenderá:
Estratégias Arquitetônicas e de Design
Esta aula é ideal para arquitetos, designers e gestores de espaços públicos que buscam criar ambientes que respeitem e promovam a diversidade sensorial de seus visitantes.
Podcast:
Inclusão de Autistas em Espaços Culturais: Perspectivas e Estratégias sob as Óticas das Famílias, das Pessoas Autistas e Educadores Culturais
Participantes: Larissa Trindade, Flávia Gusmão, Adriana Godoy, Edida Genofre,
Neste módulo, exploraremos, sob a ótica das famílias, das pessoas autistas e dos educadores culturais, os aspectos fundamentais para a inclusão de indivíduos no Espectro Autista em espaços culturais. Abordaremos como os diferentes arranjos familiares influenciam essa dinâmica, destacando o papel da família como mediadora no processo de interação social e cultural.
Além disso, discutiremos os estigmas sociais enfrentados por pessoas autistas, apresentando estratégias práticas para superá-los, como a capacitação de equipes e a construção de uma percepção mais empática e inclusiva.
A aula também trará atitudes facilitadoras que tornam os espaços culturais mais acessíveis, como:
Por fim, destacaremos a importância da arte como uma poderosa ferramenta de inclusão e desenvolvimento, promovendo o acesso de pessoas autistas à cultura como forma de expressão, pertencimento social e enriquecimento pessoal.